quarta-feira, 4 de maio de 2011

Quase a metade da população de Itacaré mora na zona rural, revela o último censo do IBGE.


Distrito de Taboquinhas.

O Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revela que Itacaré está entre os municípios baianos que mais têm moradores na zona rural. Os dados definitivos do recenseamento mostram que 10.676 habitantes moram fora da sede e 13.642 na zona urbana, somando um total de 24.318 pessoas residentes em Itacaré.
Os homens são a maioria na zona rural: 5.908, enquanto que as mulheres somam 4.768. Na zona urbana a situação se inverte, com 6.853 mulheres e 6.789 pessoas do sexo oposto. O município do sul da Bahia tem 12.697 homens e 11.621 mulheres.
Itacaré tem apenas dois homens com 100 anos ou mais, três na faixa entre 95 e 99 e, na faixa etária de 90 a 94 anos eles são 18. De acordo com o IBGE, apenas uma mulher com mais 100 anos mora no município. Na faixa entre 95 e 99 elas são quatro e, oito com idade que varia de 90 a 94 anos.

Ações
A pesquisa mostra que Itacaré tem média de 3,53 moradores por domicílio e que em 2010 tinha 417 crianças com menos de um ano, sendo que 209 do sexo masculino e 208 meninas. A proporção de homens é ainda maior na faixa etária entre um e quatro anos. Eles são 1.017 e elas somam 964.
O prefeito Antônio de Anísio afirma que as informações do Censo do IBGE ajudam o governo municipal na execução das políticas públicas, como construção de creches, escolas e postos de saúde. “São mais de seis mil crianças e pré-adolescentes em idade escolar. Por isso, desde o primeiro ano do nosso governo, estamos investindo mais na construção, reforma unidades escolares e na capacitação dos profissionais da educação”.
O prefeito destacou ainda que o seu governo foi o que mais investiu no campo nos últimos anos, com melhoria das estradas vicinais e construção de pontes e escolas em regiões como Santo Amaro e Pinheiros. “Tivemos atenção com o campo sem esquecer os moradores da zona urbana, que receberam o clube municipal de Pirajá reformado, o Alto da Telebahia calçado e a Baixa da Gia pavimentada”.
Além da Creche Municipal de Itacaré, que hoje atende a mais de 200 crianças em dois turnos; e dezenas de obras que estão sendo executadas com recursos próprios. Dentre as quais a pavimentação do acesso ao cemitério, a construção do canal e a ponte do Angelim, o que vai facilitar o acesso às praias urbanas.
Fonte: IBGE.

1 comentários:

Leandro Nunes disse...

Agora só falta prefeito Antônio Mario Damasceno, você investir em Taboquinhas que,por enquanto faz parte dessa Itacaré.
Concluir as obras inacabadas,como:terminar o calçamento na rua nova,baixa da gia de taboquinhas,rua são Borges,avenida Rafael mota barros e inverti no esporte em taboquinhas,pois nós temos esse rio linde de contas que também privilegia Itacaré,cuidar de arrumar o distrito e dar a sua emancipação.

Agradeço ao site pela oportunidade de passar esse comentário.

Postar um comentário

Muito Obrigado pelo seu comentário.

 
Design by Free WordPress Themes | Bloggerized by Lasantha - Premium Blogger Themes | Blogger Templates