segunda-feira, 25 de abril de 2011

Makro Muda a Forma de Lançar Descontos.


A filial brasileira da rede Makro mudou a maneira como as verbas de bonificação – desconto que o varejista ou atacadista obtém na aquisição de mercadorias da indústria – são contabilizadas. A iniciativa contribuiu para a retração da margem bruta da empresa no ano passado, de 13,9% para 12,9%.
Na prática, é como se a atacadista comprasse da indústria, por exemplo, um lote de 100 produtos e recebesse por ele um desconto equivalente a 10 produtos. Esse desconto era contabilizado pelo Makro como receita, enquanto a mercadoria ainda estava em estoque. Na verdade, o valor só poderia ser considerado a partir da venda do produto na loja, como a empresa passou a fazer em 2010.
O Makro encerrou 2010 com lucro de R$ 38 milhões, 64% inferior ao resultado do ano anterior. Sem levar em conta essa provisão, o lucro do Makro em 2009 teria sido de R$ 75 milhões.
Em 2010, a empresa abriu apenas três lojas – hoje são 76 pontos. O total é bem inferior ao crescimento de concorrentes como Atacadão, do Carrefour, que inaugurou 12 lojas e encerrou o ano com 69 pontos de venda. O Assaí, do Grupo Pão de Açúcar, abriu nove lojas e fechou dezembro com 57 pontos. Para Laughlin, as redes não são concorrentes diretas. “Não somos ‘atacarejo’, nosso foco não é o consumidor final”, afirma o presidente do Makro no Brasil, o venezuelano Roger Laughlin.
“Temos lojas de 1972, quando o Makro chegou ao país”, diz ele. “São muitos pontos com potencial de crescimento que precisam ser renovados”. As mudanças envolvem, por exemplo, novos equipamentos de refrigeração, ar condicionado e novo layout.
Uma reforma completa, como a loja do Makro em Salvador, consumiu cerca de R$ 8 milhões. Um novo ponto de venda pode exigir investimento de R$ 15 milhões a R$ 20 milhões. Em 2010, foram reformadas 15 lojas e, neste ano, o número deve ficar entre 20 e 25. Laughlin afirma que o Makro já tem terrenos para sete lojas, mas a decisão de construir ou não novos pontos ficou para julho. (Valor)
Fonte: Gente & Mercado.

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